Jesus Cristo Ontem:
No evangelho de João o chamado dos primeiros discípulos é bem diferente em relação ao dos outros evangelistas. Para existir o seguimento, faz se nescessário o “Vinde Ver” e principalmente “Permanecer” com Jesus. Este ver vai muito além de uma mera visão, no sentido de olhar, é o ver em plenitude no sentido de estabelecer morada. Da mesma forma, o permanecer não é só ficar de lado ou estar junto, mas fazer uma experiência de vida, em intima união. Para isso, João (15,1-6) usa a figura da videira e dos ramos- se estes não permanecerem unidos à videira, não podem dar frutos e morrem. Como batizados será que, de fato estamos dispostos a permanecer com Jesus?
Hoje...
As primeiras palavras de Jesus no Evangelho de João (1,38) foram, são e serão intrigantes e desafiadoras: “o que esta procurando:”. Samuel (3,10), na primeira leitura, ouve o chamado de Deus e responde: “ Fala, que teu servo escuta”. E o Senhor ficou com ele. O Salmista diz: “Com prazer faço a vossa vontade”. Os primeiros discípulos decidem morar e permanecer com Jesus e convidam outros para fazerem esta mesma experiência de amor. Paulo, na segunda leitura, nos alerta para fugirmos da imoralidade, mostrando que nosso corpo é santuário do Espírito Santo e que podemos glorificar a Deus com nosso, modo de ser e agir.
O que estamos procurando? Um Jesus “moderno” em que tudo é permitido desde que haja vantagem e tenha lucro; um Jesus ‘light”, em que se faz o que muitos fazem, sendo o importante seguir a onda da sociedade e do momento: um Jesus “show”, em que tudo é alegria, festa e não envolve compromissos, ou procuramos seguir o verdadeiro Jesus, que deixou bem claro a necessidade de ver, morar e permanecer com ele?
... e Sempre
No evangelho de João (13,35), Jesus deixa claro que seus discípulos e discípulas só serão reconhecidos pelo amor. Hoje, nós somos os chamados e escolhidos por Jesus para lutar e construir um mundo com mais amor, justiça e paz. Escutamos esse chamado e temos prazer em fazer a vontade de Deus? Para isso, somos convidados a renunciar os bens que passam, morar com Jesus, viver como ele viveu e doar nossa vida até as ultimas conseqüências e , acima de tudo, permanecer no amor...
Pe. Francisco Albertin
Paragominas-PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário